Bem-Vindo

headerboasvindas3

Mais notíciasNotícias

Foi anunciada, neste mês, a lista atualizada de especialistas que compõem a Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e da Tecnologia da UNESCO (COMEST), que inclui mais uma vez uma portuguesa, a professora Helena Mateus Jerónimo – nomeada para o período 2020 a 2023 - pesquisadora e professora adjunta da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, além de professora convidada em Universidades africanas de língua portuguesa e fundadora do grupo temático Conhecimento, Ciência e Tecnologia, da Associação Portuguesa de Sociologia.

Na mesma data foi anunciada a lista atualizada dos membros do Comité Internacional de Bioética (CIB), que incluiu a doutora e advogada portuguesa, Paula Martinho da Silva, membro do CIB desde 2018 e que continuará o seu mandato até 2021.

Como ressaltado pela Organização, os membros destes órgãos são selecionados pela sua capacidade pessoal, tendo em conta a sua experiência profissional, a diversidade cultural, representação geográfica e equilíbrio de género.

Durante o biênio 2020-2021, o CIB deverá considerar problemáticas como a proteção das gerações futuras e as implicações éticas da neurotecnologia, enquanto o COMEST se debruçará sobre a ética do uso da terra e as implicações éticas da Internet das Coisas.

Clique aqui para mais informações sobre o COMEST

Clique aqui para mais informações sobre o CIB

49210016657 6f319d8afc c

No dia 12 de dezembro em Bogotá, Colômbia, o Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial apreciou a candidatura portuguesa “Festividades de Inverno, Carnaval de Podence”, e decidiu inscrever este bem na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Carnaval de Podence foi reconhecido como “uma celebração da comunidade”, “um importante marco simbólico da identidade cultural” e “uma forma viva de património cultural”, enriquecendo o leque de celebrações já inscritas na Lista Representativa. O Comité felicitou Portugal, e mais particularmente a comunidade de Macedo de Cavaleiros, por ter apresentado uma candidatura exemplar. Consulte aqui o texto completo da decisão adoptada pelo Comité.

49210015967 e154cf8f74 c

Contactos

1, rue Miollis
75732 Paris CEDEX 15
France

+33 1 456 830 55
dl.portugal@unesco-delegations.org

Mais informação

Ligações úteis

unesco logo bw en

 

logotipo site cnu

 

logo ioc en

 

minnegestpor