open science foto

 

Teve lugar no passado dia 3 de Abril na sede UNESCO um side-event sobre o ponto 9 da agenda do 206º Conselho Executivo - "Ciência Aberta" -, organizado conjuntamente pelas Delegações de Portugal e dos Países Baixos junto da UNESCO. 

O objectivo deste encontro foi  enriquecer a discussão sobre a Ciência Aberta e a oportunidade da elaboração de uma recomendação da UNESCO sobre ciência aberta.

Participaram Karel Lubyen, Presidente da European Open Science Cloud e coordenador nacional Ciência Aberta dos Países Baixos com o tópico « Ciência Aberta: introdução e exemplos »; Heide Hackmann, Directora-Geral do Conselho Internacional de Ciência que falou sobre perspetiva do CIC sobre a Ciência Aberta com particular ênfase nas suas oportunidades e desafios para os cientistas nos países em desenvolvimento e o Embaixador António Nóvoa, Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, que argumentou a favor de uma Recomendação UNESCO sobre a Ciência Aberta, introduzindo o ponto 9 do 206º Conselho Executivo - « Estudo preliminar sobre os aspectos técnicos, financeiros e legais da possibilidade de uma recomendação UNESCO sobre ciência aberta ». Esteve ainda presente a recém-chegada Subdirectora-Geral para as Ciências Naturais e Exactas da UNESCO, Shamila Nair-Bedouelle. A moderação ficou a cargo do Embaixador Hans Wesseling, Representante Permanente dos Países Baixos junto da UNESCO. 

 

Veja o vídeo résumé do evento.

 

 

  • Partilhe