61834516 411621979687386 7314461005965164544 o

 

Teve lugar no passado dia 22 de Maio o evento de celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organizado pelas respectivas Delegações Permanentes junto da UNESCO. Durante cerca de três horas, a Sala I da Organização contou com um programa destinado a todo o tipo de público, que ali se reuniu pelo amor à língua portuguesa e à cultura dos diferentes países da Comunidade.

 

62259748 411622019687382 6882505721120817152 o

Esquerda p/ direita:  Embaixador de Portugal em França, Sua Excelência Jorges Torres Pereira; Embaixador de Moçambique em França e Delegado Permanente junto da UNESCO, Sua Excelência Alberto Maverengue Augusto; Senhora Ministra Conselheira do Brasil junto da UNESCO, Dr. Claudia Maciel; Presidente do Conselho Executivo, Sua Excelência LEE Byong-hyun; Senhor Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles; Embaixador de Cabo Verde em França e Delegado Permanente junto da UNESCO, Sua Excelência Hércules Cruz; Senhora Secretária de Estado dos Assuntos Europeus do Governo de Portugal, Sua Excelência Ana Paula Zacarias; Embaixador Delegado Permanente de Portugal junto da UNESCO, Sua Excelência António Nóvoa; Director Geral Adjunto da UNESCO, Sua Excelência Xing Qu; Embaixador Delegado Permanente de Angola junto da UNESCO, Sua Excelência Diekumpuna SITA N'SADISI JOSÉ; Embaixador Delegado Permanente da Guiné Equatorial junto da UNESCO, Sua Excelência Santiago NGUA NFUMU EYENGA. © Fotografias de António Borga.

 

A comemoração, conduzida pela Mestre de Cerimónias, Vitha Mangue, começou com a animação do grupo de batuque brasileiro "Batucada Paris". Seguiram-se as intervenções institucionais do Coordenador do grupo da CPLP em Paris, Embaixador de Cabo Verde em França e Delegado Permanente junto da UNESCO, Sua Excelência Hércules Cruz; do Director Geral Adjunto da UNESCO, Sua Excelência Xing Qu; da Senhora Secretária de Estado dos Assuntos Europeus do Governo de Portugal, Sua Excelência Ana Paula Zacarias e do Senhor Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles.

Tiveram lugar duas apresentações escolares, uma em vídeo e outra em palco, organizadas em colaboração com o serviço de Coordenação do Ensino Português da Embaixada de Portugal em França. A primeira apresentação consistiu num pequeno filme com trabalhos dos alunos dos cursos de Português, feitos no âmbito de dois concursos criados para homenagear a escritora portuguesa Sofia de Mello Breyner, por ocasião do centenário do seu nascimento. A segunda apresentação escolar foi uma leitura expressiva de extractos da obra “A ilha Fantástica” do escritor cabo-verdiano Germano Almeida, vencedor em 2018 do prémio Camões, o maior galardão literário dedicado à Literatura em Língua Portuguesa.

Na 2ª parte do evento, houve espaço para a actuação surpresa do grupo musical moçambicano Banda Kakana, cujo som é baseado na música popular moçambicana, nomeadamente a marrabenta, em fusão com melodias e ritmos do mundo. Logo depois, deu-se inicio à mesa redonda entre o autor, cronista e humorista português Ricardo Araújo Pereira, que se tornou conhecido do grande público com o grupo Gatos Fedorentos, e o humorista franco-cabo-verdiano Fary Lopes, cujos programas televisivos e espectáculos de humor em monólogo (“stand-up”) têm um enorme sucesso em França, assumindo a jornalista Andreia Durão o papel de moderadora.

Por fim, foi a vez do aclamado DJ e produtor musical português, Stereossauro, entrar em palco para um espectáculo fruto do seu último álbum, em que cruza modernidade com tradição, fado com hip-hop e música electrónica, incluindo remisturas que celebram a diva do fado Amália Rodrigues, e colaborações com alguns dos mais destacados músicos e cantores, de universos musicais muito diversos, em actividade em Portugal. Para este espectáculo, multimédia, Stereossauro teve como convidados especiais o rapper Chullage, uma das figuras do hip-hop português, e o cantor Dino D´Santiago, uma das principais vozes da actual fusão musical lusófona com epicentro em Lisboa.

 

Veja aqui o vídeo da peça noticiosa da RTP. E aceda a https://www.facebook.com/dialinguaptunesco para ter acesso a mais fotos e informação acerca do evento.

  • Partilhe